Manutenção Preventiva X Manutenção Preditiva: você sabe a diferença?
- ORION
- 4 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Conheça os objetivos da Manutenção Preventiva e da Manutenção Preditiva para saber as vantagens de investir nelas na sua fábrica
Investir em uma boa estratégia de manutenção é o melhor caminho para se evitar paradas inesperadas na linha de produção. No entanto, muitas indústrias ainda optam por adotar a Manutenção Corretiva como a principal – ou até mesmo a única – a ser aplicada na fábrica. Neste artigo, a Orion mostrará por que a Manutenção Preventiva e a Manutenção Preditiva também devem fazer parte da rotina na sua empresa.
Você tem dúvidas sobre as diferenças e os objetivos de cada uma delas? Então não deixe de ler nosso artigo até o final e fique por dentro de tudo. Afinal, não existe um tipo de manutenção mais ou menos importante, todas são fundamentais!
Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva: entenda as diferenças
Manutenção Preventiva
Ela serve para inspecionar e reparar as máquinas quando elas ainda estão em pleno funcionamento, em intervalos pré-determinados, deixando-as paradas pelo tempo necessário para a manutenção.
Com base nas recomendações do fabricante e no histórico de funcionamento de cada máquina, é possível elaborar o plano de manutenção, que incluirá, por exemplo, quando será feita uma calibração, uma lubrificação etc.
Dessa maneira, a depreciação e o risco de quebra de um equipamento são menores, reduzindo também a incidência de manutenções corretivas, que são mais custosas e demoradas.
Manutenção Preditiva
Com ela, é possível analisar relatórios com dados precisos sobre os indicadores de qualidade e eficiência das máquinas. Para isso, são utilizados equipamentos e tecnologias de diagnóstico como, por exemplo, sensores de vibração e termografia.
Dessa maneira, é possível não apenas antecipar-se a eventuais falhas, como também manter a máxima eficiência das máquinas, impactando positivamente na produtividade dos operadores. Ou seja, a Manutenção Preditiva é um grande aliado da sua fábrica no tocante à superação das metas de produção.
Benefícios de adotar a Manutenção Preventiva e a Manutenção Preditiva na sua indústria
Como vimos, a principal diferença entre a Manutenção Preventiva e a Manutenção Preditiva é que, enquanto a primeira foca em apenas prevenir defeitos que paralisem as máquinas, a segunda busca monitorar e antecipar-se a qualquer anormalidade no desempenho e nos indicadores de qualidade dos equipamentos.
Agora que você já conhece as diferenças e objetivos de cada tido de manutenção, veja abaixo alguns dos benefícios de incluir as duas na rotina da sua fábrica:
Manutenção Preventiva
redução da necessidade de manutenções corretivas;
maior vida útil das peças;
menor incidência de quebra de máquinas;
menor risco de parada na produção;
menor tempo entre reparos.
Manutenção Preditiva
indicadores de qualidade e eficiência;
relatórios com indicações de futuras ações necessárias;
equipamentos funcionando em sua máxima capacidade;
aumento da produtividade;
menor custo total com manutenção.
A escolha de uma boa estratégia de manutenção
As empresas parceiras da Orion contam com uma assistência que inclui um plano de manutenção personalizado, inspeções regulares e um relatório após cada visita, com recomendações baseadas nas condições dos equipamentos. Além disso, temos um Pós-Venda que garante suporte em diversas situações.
Precisa de consultoria para escolher a estratégia de manutenção mais adequada para sua empresa? Não deixe de falar conosco!
Comentários