Climatização de painéis elétricos: conheça as principais soluções
- ORION
- 5 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Evite a perda de desempenho, desgaste prematuro e falhas de componentes escolhendo a melhor solução para climatização de painéis elétricos na sua empresa!
Não contar com um adequado sistema de climatização de painéis elétricos é fazer com que o seu comércio ou indústria corra riscos. Tanto nas operações quanto para a segurança do espaço e dos colaboradores. Na hora de investir na climatização dos painéis, alguns fatores devem ser analisados.
Neste artigo, a Orion te apresenta as principais soluções para que a sua empresa opere com máxima eficiência e total segurança. Leia nosso conteúdo até o final e conheça.
Por que investir na climatização de painéis elétricos
Todo painel elétrico precisa ser mantido em temperatura recomendada pelo fabricante, atendendo a um estudo técnico sobre os componentes internos, o funcionamento do painel e as características ambientais externas, sobretudo em ambientes mais agressivos.
O incorreto dimensionamento pode acarretar problemas como o mau funcionamento, menor eficiência, falhas e até riscos de incêndio. Tudo isso pode ocorrer por conta de alguns fatores, como:
perdas elétricas dos componentes internos;
temperatura do ambiente externo;
radiação solar;
umidade do ar e condensação.
Nós da Orion somos parceiros da Pfannemberg – uma das principais fabricantes globais de soluções de Climatização de Painel, refrigeradores industriais (chillers) e tecnologias de sinalização. Conheça algumas das principais soluções para a climatização de painéis elétricos para sua indústria ou comércio.
Trocador de Calor Ar/Água
Caso sua empresa possua rede de água gelada na fábrica, uma excelente solução é o Trocador de Calor Ar/Água Pfannenberg. É o mais indicado quando a temperatura ambiente é alta ou o ar apresenta partículas de sujeira em suspensão.
São ideais em fábricas onde as máquinas ou processos de produção são resfriados por água temperada e a água já está disponível na planta. Dentre as vantagens do Trocador de Calor Ar/Água estão:
livre de manutenção;
resistente a óleo e poeira;
economia de energia;
solução robusta e simples de operar;
alta capacidade de resfriamento (até 5000W).
Ventilador com Filtro
Criado em 1958, foi um verdadeiro marco na área de gerenciamento térmico industrial. Eles evoluíram e hoje se apresentam como uma solução confiável de climatização forçada para promover a circulação e resfriar o ar dentro dos painéis.
Onde a temperatura ambiente for menor que a temperatura exigida dentro do painel, os ventiladores são econômicos e eficientes. No entanto, só devem ser instalados em ambientes limpos e não perigosos, com um intervalo de temperatura fora do painel com poucas variações ao longo do ano.
Os Ventiladores com Filtro para Painel Elétrico Pfannenberg permitem uma instalação segura e rápida, sem ferramentas, possibilitando a substituição dos filtros em apenas alguns segundos.
Além disso, temos uma exclusiva manta de filtro plissada IP55, que propicia um prolongamento da vida útil dos ventiladores, aproximadamente 300% superior aos filtros convencionais encontrados no mercado.
Ar-condicionado para Painéis Elétricos
São indicados caso não seja possível utilizar o ar ambiente em torno do painel (com ventiladores com filtro), caso a temperatura necessária dentro do painel elétrico seja igual ou menor que a temperatura ambiente, ou se o ar ambiente externo ao painel for fortemente contaminado com óleo ou partículas de sujeira.
São projetados para uma instalação na porta ou na lateral do painel, mas a Pfannemberg possui unidades de refrigeração montadas de Teto da Linha DTT, que possuem um sistema 100% seguro de controle da condensação. São ideais para instalação em painéis com pouco espaço disponível na porta ou lateral. Algumas das características dessa solução são:
1. Sistema Integrado Anti-Condensação: o evaporador na parte superior permite a drenagem da água condensada, sem contato com o painel.
2. Ponte de Ar Frio: a posição dos circuitos elimina o risco de gotejamento em cima dos componentes elétricos dentro do painel.
3. Saída de Ar: os bocais de saída de ar integrados, ao invés de dutos, aceleram a condução do ar frio até a parte inferior do painel elétrico.
Conte com especialistas na hora de escolher a melhor solução
Para garantir a otimização do funcionamento do painel, uma série de detalhes devem ser analisados com bastante critério. Em um ambiente pesado, por exemplo, um Trocador de calor Ar/Água é mais indicado do que um Ar-condicionado, por conta da poeira e detritos. Já se os componentes eletrônicos do painel forem sensíveis a campos eletromagnéticos, será necessário um ventilador com filtro e proteção EMC.
Como vimos, as condições ambientais ao redor do painel elétrico influenciam diretamente na escolha da melhor solução de Climatização. Conte com especialistas no assunto e garanta o melhor investimento para sua empresa.




Comentários